Objetivos

O curso tem como objetivo promover uma sólida formação científica, cultural, técnica, empreendedora e humanística aos recém-graduados, profissionais de mercado e empreendedores, de modo a permitir, por meio do ético exercício profissional, competências para a interpretação de fenômenos ambientais, econômicos, financeiros e sociais, em cenários nacionais e internacionais, com instrumentos e técnicas de natureza estratégica que desenvolvam habilidades para a avaliação e solução de problemas nas organizações.

Especificamente, com este curso busca-se para os estudantes:

  • Apresentar uma visão global e estratégica da gestão empresarial tendo como premissa central a geração de valor para empresas;
  • Formar gestores para liderar processos empresariais;
  • Desenvolver capacidade crítica e analítica ao gestor no que tange ao planejamento, controle e tomada de decisões empresariais ;
  • Capacitar o gestor a relacionar teoria e prática no contexto empresarial;
  • Geração de autoconhecimento e proatividade nos gestores no processo de resolução de problemas;
  • Desenvolver pensamento estratégico pertinente ao contexto das empresas para a condução de processos administrativos.

O curso de MBA em Gestão Empresarial da UFV visa formar um profissional capacitado a compreender e interagir em questões técnicas, científicas, econômicas, financeiras e sociais, em âmbitos regional, nacional e internacional, e nos diversos modelos de organização. O egresso apresentará domínio pleno de suas atribuições profissionais, bem como da utilização das tecnologias referentes à sua profissão, demonstrando capacidades crítico-analíticas e éticas de avaliação e implementação de estratégias.

O curso formará um egresso com possibilidades de atuar no mercado privado, com conhecimentos que compreendam atividades de análise e interpretação dos fatos que afetam o patrimônio das entidades nos variados segmentos de atuação empresarial, sendo: financeiro/orçamento, contábil, gerencial, marketing, gestão de pessoas, mercado de capitais, produção e operações, qualidade, tecnologia e comunicação. Tudo, em consonância e harmonia com os novos padrões do mundo atual da sociedade do conhecimento. O egresso também apresentará competências intelectuais que o torne apto às mudanças, quer seja adaptável, refletindo a heterogeneidade das demandas econômicas e sociais.

Para a sua formação como pós-graduado em Estratégia, o aluno deverá ser capaz de desenvolver as seguintes competências e habilidades:

  • capacidade de comunicação;
    • visão sistêmica e interdisciplinar da atividade empresarial;
    • capacidade de analisar e interpretar os fenômenos que afetam os negócios;
    • desenvolvimento de raciocínio lógico e crítico-analítico para a resolução de problemas, formação e emissão de juízos fundamentados;
    • capacidade de desenvolver, com motivação e por meio de permanente articulação, a liderança e o desenvolvimento de competências entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações estratégicas, com reconhecido nível de precisão;
    • capacidade de propor estratégias na busca de soluções para questões apresentadas pela sociedade, e
    • condições de exercer com zelo, distinção, responsabilidade social e ética as atribuições e prerrogativas profissionais, segundo sua vocação, seja como empreendedor, seja vinculado às entidades privadas.

O desenvolvimento dessas habilidades não depende somente dos conteúdos curriculares, mas também da forma como esses conteúdos são ministrados. Algumas dessas habilidades serão adquiridas por meio de práticas pedagógicas que induzam os alunos a trabalhar em equipe, apresentar trabalhos, tanto orais como escritos, participar de atividades para resolver problemas reais das empresas (estudos de casos), visitas a organizações, experiências práticas simuladas nas disciplinas, dentre outras.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados